A importância do exercício físico e alimentação saudável para hipertensos e diabéticos

A diabetes mellitus e a hipertensão são doenças crônicas associadas com diversos fatores e um deles é o sedentarismo, com isso, podemos ver o quão importante é o exercício físico para a melhoras dos sintomas e também para não deixar que elas avancem.

A diabetes e a hipertensão estão fortemente associadas entre si, muitos pacientes que possuem uma dessas, tem uma pré-disposição para adquirir a outra e essas duas doenças são incuráveis, mas com o esporte, o portador pode ter qualidade de vida e não sofrer com as complicações, que podem ser fatais.

Excesso de peso causa o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como diabetes, hipertensão.

Assim como com qualquer doença, o exercício físico e a alimentação saudável para diabéticos e hipertensos tem que ser acompanhado por profissionais, ele é capaz de determinar qual o tipo e qual intensidade é melhor para aquele paciente, de modo que evite complicações como um pico de pressão alta ou uma hipoglicemia.

O médico irá fazer uma anamnésia e vai avaliar qual a intensidade que o paciente pode fazer os exercícios e também fará as recomendações necessárias, como uma redução da dose de hipoglicemia no dia da realização da atividade física.

Caminhada

A caminhada é um dos melhores exercícios físicos para o nosso organismo queima calorias e reduz o nível de glicose no sangue.

A caminhada é fundamental para o tratamento dessas doenças, ela regula o peso, o qual é um agravante para essas doenças, diminui a ansiedade e é um exercício com menos riscos para os portadores dessas doenças. Para os hipertensos esse exercício tem um diferencial, nesse caso ele ajuda a liberar a gordura que fica presa nas artérias. A caminhada deve ser feita três vezes por semana. Além da caminhada, outros exercícios físicos aeróbicos podem ser igualmente importantes, como natação e hidroginástica.

Força

Exercícios de força, reduzem a gordura acumulada no fígado e melhoram o controle da glicemia em pessoas obesas e diabéticas.

Para a diabético o exercício de força é fundamental, ele faz os músculos aumentarem e com esse aumento eles consomem mais glicose e, consequentemente, o nível de glicemia sanguínea do paciente diminui. Já para o hipertenso, o exercício físico ajuda na melhora da resistência muscular e facilita a passagem do sangue, através do fortalecimento dos músculos cardíacos.

Considerações finais

Além de fazer exercícios comer adequadamente é primordial para quem quer controlar o nível de açúcar no sangue.

 Em qualquer tipo de exercício físico é importante que o portador da doença meça o nível da glicemia antes, durante e no final da atividade física, e essa avaliação durante o exercício físico deve ser feito no intervalo de 40 minutos.

Ambas as doenças não têm cura, como foi falado acima, e na maioria dos casos o paciente terá que tomar medicações a vida toda, mas com a prática regular de atividades físicas é possível ter uma redução na dose e no caso da hipertensão, esse medicamento poderá ser até cortado. Mas claro que só quem pode avaliar isso é o médico e o paciente não deve fazer nenhuma alteração sem o seu consentimento.

Independentemente do tipo do seu diabetes, é preciso manter uma alimentação saudável, rica em vegetais e proteínas, para que os níveis de glicose estejam sempre controlados e não prejudiquem sua saúde.

Mas, a correria do dia a dia, muitas vezes, prejudica que você siga uma dieta – a gente sabe. Porém, é preciso se esforçar ao máximo. Para te ajudar, trouxemos uma solução para lá de especial: um cardápio de marmitas para os cinco dias da semana clique aqui e veja esse kit.