Alimentos que emagrecem – Comprovado!

Após muito ler sobre possíveis alimentos milagrosos aqui e ali, é normal ter a seguinte dúvida: qual alimento comprovadamente ajuda a emagrecer? Há muitas teorias por trás de fatos, que muitas vezes são sustentados por pesquisas e mais pesquisas de cientistas ao redor do mundo. Assim, para realmente identificar um alimento natural e que pode te ajudar a emagrecer requere um esforço. Mas nós adiantamos esse trabalho para você.

Separamos uma lista de sete alimentos que comprovadamente ajudam você a emagrecer. Claro, não irá acontecer um milagre de emagrecimento ao ingeri-los. Uma correta alimentação necessita estar em conjunto com uma rotina de exercícios. Só assim para você e qualquer pessoa conseguir desfrutar dos benefícios que certos produtos podem proporcionar. 

Papel e caneta na mão, anote os alimentos que emagrecem – corroborados por estudos:

Ovos

Descobertas mostram que o ovo, além de gostoso e barato, ajuda a emagrecer, perder barriga

Há muito tempo ele deixou de ser um alimento maléfico para a saúde. Pesquisas já desmentiram a teoria de que ovos são os terríveis vilões para o colesterol. Pelo contrário, estudos demonstram que os ovos não afetam os níveis do colesterol no sangue e nem causam problemas cardíacos – como uma parada cardíaca (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16340654). Além disso, os ovos devem ser seus aliados se você busca o emagrecimento. Eles são ricos em proteínas, gorduras saudáveis e trazem saciedade com uma quantidade razoável de calorias. Um estudo da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16373948 ]contou com a participação de 30 mulheres com sobrepeso. Foi identificado que as que comeram ovos ao invés de pães no café da manhã apresentaram um aumento na saciedade e comeram uma menor quantidade de comida nas 36 horas seguintes. Além disso, pesquisa publicada no International Journal of Obesity [https://www.nature.com/articles/ijo2008130 ] acompanhou por 8 semanas pessoas que comiam ovos de manhã como estratégia em uma dieta restrita em calorias. A conclusão que chegaram é de que todos que comeram ovos perderam peso, comparados a um grupo de controle que ingeria pães na manhã.

Folhas verdes-escuras

As folhas verdes escuras são ricas em nutrientes indispensável ao bom funcionamento do organismo.

Brócolis, espinafre e couve são alguns dos exemplos de folhas verdes-escuras. Esse tipo de folha possui diversas propriedades que podem contribuir de maneira concreta na redução de peso. Incluir folhas-verdes em seu prato aumenta o valor nutricional da sua refeição, além de possuir diversos tipos de vitaminas, mineirais e antioxidantes. Por exemplo, constatação de pesquisa da do Department of Foods and Nutrition, na Purdue University, [https://bit.ly/2r5WSXG] mostrou que as folhas-verdes são ricas em cálcio, um mineral que facilita o processo de perda de peso e na queima de gordura.

Salmão

Salmão é excelente para incrementar o cardápio sem estragar a dieta

Corra para o rodízio japonês – mas sem exagerar claro. Um dos peixes mais famosos dos brasileiros que frequentam restaurantes orientais, o salmão faz com que a sensação de ansiedade permaneça por mais tempo, principalmente por causa de sua alta quantidade de proteína, gorduras saudáveis e outros importantes nutrientes, como o Iodo. O Iodo é necessário para o correto funcionamento da tireóide – por sua vez responsável, de acordo com um estudo [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3074887/ ], por manter o metabolismo funcionando corretamente e, assim, sem estimular o acúmulo de gordura corporal.

Você acha que não precisa se preocupar com sua ingestão de Iodo? Uma pesquisa [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18590348 ] identificou que globalmente há um alto índice de pessoas com deficiência de Iodo. Está de fora dessa lista os japoneses  – os mesmos que consumem Salmão.

Vegetais crucíferos

São vegetais crucíferos: brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, acelga, couve-flor, folhas de mostarda.

Apesar do nome estranho, os vegetais crucíferos são velhos conhecidos da culinária brasileira. Brócolis (olha ele de novo), repolho e couve-flor são alguns dos exemplos. Esses vegetais, assim como outros, são ricos em fibras e, assim, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, são conhecidos dos vegetarianos por conterem grande quantidade de proteínas. Claro, nem tanto quanto uma proteína de origem animal, mas comparados com outros vegetais eles saem na frente no quesito proteína. Assim, a combinação de fibras, proteínas e baixa densidade energética favorece a perda de peso.

Batatas cozidas

A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo.

Não só as batatas-doces podem ser aliadas na perda de peso. A batata inglesa, aquela amarelinha, também pode ajudar na empreitada, principalmente se for cozida. Elas são ricas em potássio, nutriente importante para o controle da pressão sanguínea. Além disso, em pesquisa realizada pela Universidade de Sydney [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7498104] que realizou uma escala de saciedade de diferentes alimentos, constatou-se que batatas cozidas estão no topo da lista. Ou seja: são as que mais oferecem saciedade. Isso significa que comer batatas cozidas faz com que você se sinta naturalmente saciado e coma menos.

Queijo Cottage

O queijo cottage é um alimento saudável que ajuda na perda de peso e no ganho de massa muscular

Produtos lácteos são ricos em proteína. E por que o queijo cottage está na nossa lista e outros, como a ricota ou a mussarela não? O queijo cottage possui o mesmo benefício de alta quantidade de proteína do que os demais produtos lácteos, mas com um “q” a mais: possui menos calorias, carboidratos e gordura. Além disso, o queijo cottage é rico em cálcio – lembra que o Department of Foods and Nutrition, na Purdue University,    [ https://bit.ly/2r5WSXG ] mostrou o cálcio facilita o processo de perda de peso e na queima de gordura?

Castanhas

Nozes, castanhas e companhia têm uma combinação única de nutrientes.

Versáteis e servem perfeitamente como snacks, as castanhas apesar de serem ricas em gorduras, possuem uma alta quantidade de proteína, fibras e gorduras saudáveis. De quebra, ajudam na queima de gordura ao melhorar o funcionamento metabólico corporal. Estudos publicados no The Journal of Nutrition [https://academic.oup.com/jn/article/138/9/1741S/4750849 ] e no International Journey of Obesity [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14574348] comprovaram que consumir uma quantidade moderada desses alimentos auxilia na redução corporal. Contudo, por causa de suas gorduras, o ideal é consumi-las moderadamente – não mais que um pires por dia.

Conheça nossos kits de marmitas saudáveis congeladas. Cardápio de marmitas diversificadas preparadas por nutricionista para agregar mais sabor e qualidade em sua vida.

Podemos ajudar?
X
Add to cart